ELPL
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Apresentação
O curso Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura tem como objetivos:
1) Estimular o debate crítico em torno de questões sobre língua e literatura, relacionando as produções teóricas às práticas cotidianas de ensino;
2) Oferecer à comunidade um espaço de atualização dos conhecimentos em língua e literatura, proporcionando condições adequadas para a qualificação do profissional;
3) Proporcionar aos participantes cursos de qualidade, com profissionais reconhecidos por seu currículo acadêmico e profissional desenvolvido na UTFPR;
4) Promover a atualização de materiais e metodologias inovadoras a serem incorporadas na prática da sala de aula pelas escolas de origem;
5) Atender demandas de curso de especialização na área de língua portuguesa e literatura, de professores das disversas áreas, da região em que se situa o polo e adjacências, com o intuito de aprofundar conhecimentos na área em que atuam.
Público-Alvo
O curso de especialização em Ensino de língua portuguesa e literatura tem como público-alvo professores da Rede Básica. Ele está apoiado, essencialmente, em três linhas teóricas: análise e variação linguística, estudos de texto e discurso e literatura. O primeiro eixo tem por objetivo o aprimoramento do conhecimento teórico do sistema linguístico, com ênfase nas variações linguísticas e na gramática que rege tais variações, a fim de que o pós-graduando possa ter melhor compreensão da complexidade de todo o sistema. Já o segundo eixo põe em relevo o caráter discursivo da linguagem, discutindo noções de texto e discurso e suas implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna e suas literaturas. Quanto ao eixo voltado à Literatura, as reflexões objetivam proporcionar ao estudante uma visão ampla sobre o tema, de modo que possa entender a Literatura como fator integrador do homem na sociedade. Ainda, por meio de leituras tangenciadas com outras formas de expressão artística, o curso visa proporcionar um entendimento amplo dos aspectos culturais, semióticos e de ensino que envolvem o objeto de estudo.
Todas as abordagens são perpassadas por procedimentos metodológicos que privilegiam a formação de docentes-pesquisadores, aptos para relacionarem teoria e pratica, contribuindo assim para o processo de melhoria do ensino-aprendizagem.
Matriz Curricular
Disciplina | CH |
Literatura africana em perspectiva recepcional | 30 |
Literatura em intersecção com outras linguagens artísticas | 30 |
Metodologia de Pesquisa | 30 |
Metodologia do ensino de língua portuguesa e literatura | 30 |
Produção textual: gêneros orais e escritos | 30 |
Questões Linguísticas e sócio-cognitivas no aprendizado da leitura | 30 |
A dimensão discursiva da linguagem: textos orais e escritos | 30 |
Análise linguística na construção de sentido do texto | 30 |
Formas breves da narrativa literária: trabalhando em sala de aula com o conto e a crônica | 30 |
Literatura e Estudos Culturais | 30 |
Literatura infanto juvenil e a formação do leitor | 30 |
O espaço da variação linguística no ensino de língua | 30 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 0 |
TOTAL | 360 |
Investimento
Taxa de Inscrição de acordo com o edital do curso |
INSCRIÇÕES ABERTAS
» Informe-se aqui sobre o Processo Seletivo
Inscrições obrigatoriamente através da Internet.
Não há seleção aberta
Nível: Especialização
Modalidade: EaD com encontros presenciais para atividades práticas e avaliações
Carga horária total: 360 horas/aula
Duração do curso:18 meses
Sem mensalidade
Turma: 2025
Abertura em Breve
Como: Pela Internet
Quando: Clique aqui e veja se há inscrições abertas
Documentos necessários:
De acordo com o edital do curso